sexta-feira, 27 de março de 2009

Marketing esportivo

Os “Buenos Aires" do marketing

Amigo fanático, apesar de já ser um assunto amplamente debatido, que tal deixar um pouco de lado a velha rivalidade que existe entre Brasil e Argentina? Nossos vizinhos têm muito a nos ensinar na questão do marketing. Boca Juniors e River Plate, são dois exemplos que mesmo sem os grandes orçamentos e a moeda forte é possível sim fazer um bom trabalho de marketing com uma grande variedade de produtos e serviços que podem ser oferecidos ao seu torcedor.

O tradicional clube da zona portuária da cidade, o Boca Juniors é uma das referências de Licenciamento na América Latina, possui um bar temático, museu de conquistas e uma linha de produtos com mais de 900 itens (desde os tradicionais como a camisa até vinho ). Sendo também criada para administrar essa linha, sua própria empresa de distribuição de produtos que foi feito dentro da apresentação do projeto “Boca Shop”. A empresa chamada “Boca Logistic na Distribution”, será a rede de distribuição de produtos do clube. Já a “Boca Crece” será a responsável pela gerencia a marca do clube. O projeto tem o objetivo de facilitar o encontro de variados produtos do clube, fazendo das lojas uma continuação da “La Bombonera”. Agora o clube começa a atuar na área de serviços e agora conta com um exclusivo serviço de táxi que troca o valor da corrida em bônus para compra de produtos licenciados além das casas de tango que associaram seu nome ao clube. É estudada também a criação de uma filial do time na liga norte-americana de futebol para atrair o público local para a marca do clube.

Localizado em um bairro nobre da capital, o River Plate também desenvolve um excelente trabalho. Na parte de serviços, o clube esta prestes a concluir as obras de seu museu que irá levar os visitantes e torcedores em um tour pelo clube a bordo de um trem, o que cria a expectativa de dobrar, até mesmo triplicar, o numero de visitantes ao Monumental Del Nuñez. Outros serviços interessantes são a disponibilidades de levar o elenco em eventos e a pista de boliche em seu bar temático. Assim como o seu maior rival, o clube também possui empresas para cuidarem de suas marcas e de sua distribuição, sem falar do colégio para milhares de alunos (atletas, sócios e torcedores) o que mostra a preocupação em formar homens.

De olho no bom trabalho desenvolvido por nossos “hermanos”, o Colo-Colo do Chile visando aumentar seu faturamento com o licenciamento de sua marca buscou parcerias com Boca Juniors e River Plate, assim desenvolvendo o conhecimento do know-how de comercialização desenvolvido por estes clubes. A confiança no projeto é muito grande, e os primeiros setores que devem ter o lançamento de novos produtos do clube são os de produtos infantis e de alimentação.

Como clubes dessa grandeza conseguem desenvolver esses excelentes trabalhos de marketing e gerar receitas milionárias para os seus cofres e os daqui que possuem uma torcida tão apaixonada quanto eles não? Como conseguem fazer isso com um número bem menor de torcedores do que no Brasil? Qual o segredo do sucesso?

Torcedores, esses questionamentos devem ser feitos diretamente aos dirigentes de nossos clubes. Temos que deixar de lado de uma vez por todas o “jeitinho brasileiro” e encarar o futebol como um grande negócio, um entretenimento. Só assim começaremos a entender o sucesso de nossos vizinhos e acordamos para a nova realidade.

Fonte:

por:Sergio Henrique de Oliveira Homem

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