segunda-feira, 13 de abril de 2009

Mercado de banda larga no mundo

Brasil é o 9º maior mercado de banda larga do mundo


O Brasil terminou o ano passado com a nona posição mundial em número de assinantes de banda larga. No quarto trimestre, o país teve a sexta maior expansão de base, quando ultrapassou mercados como Índia, Rússia, Japão e Itália. No terceiro trimestre, o Brasil conseguiu entrar no grupo dos dez mais, ultrapassando a Espanha.

O país possui 9,7 milhões de assinantes, em todas as tecnologias, à frente do Canadá. As informações são do balanço anual da Point Topic, divulgado na quinta-feira passada (9). Ele contabilizou, no fim do ano passado, uma base mundial de 410,9 milhões de assinantes do serviço de banda larga, comparado ao mesmo período do ano de 2007, o crescimento foi de 14,4%.

Ao redor do mundo, 59,2 milhões de novos usuários de banda larga foram contabilizados no período. Apesar do crescimento, o último trimestre de 2008 foi o pior dos últimos três anos, quando registrou 13,8 milhões de novas adições, cerca de 16% a menos do que o terceiro trimestre do mesmo ano. Já a taxa de penetração global foi 16% superior ao número registrado no fim de 2007, chegando a 7,1% em 2008.

A América Latina detém 6,33% da base mundial de banda larga. A líder é a Europa com 25,7%, seguida pela Ásia com 22,7% de participação.

As adições líquidas na América Latina chegaram a 1,8 milhão no último trimestre, assim, a região ficou com 13% de participação das adições líquidas globais. O México é o líder com 783 mil novos assinantes no quarto trimestre, o Brasil é o segundo com 532,1 mil e em seguida vem a Colômbia com 153 mil. Entre as operadoras, a mexicana Telmex, foi a que mas ganhou cliente no período, seguida pelas brasileiras Oi e NET.

A China lidera o ranking dos dez maiores países em assinantes de banda larga, com 83,37 milhões de usuários, desde terceiro trimestre. Já os EUA possuem 79 milhões e a distância entre os dois aumentou de 3,95 milhões para 4,29 milhões, entre o terceiro e quatro trimestres do ano passado.

O balanço também mostrou que cinco países tiveram adição líquida no quarto trimestre inferior ao número registrado no terceiro, entre eles estão o Brasil, que apresentou 610,8 mil novos assinantes nos últimos três meses do ano, com uma queda de 13% quando comparado ao trimestre anterior. China, EUA, Índia e Rússia também compõem o grupo.

Isso demonstra que a cada dia a internet está tomando uma proporção mostruosa , referente a quantidade de pessoas utilizando para suprir diferentes necessidades, segundo pesquisas, no Brasil a maior quantidade de acessos são nos sites de empresas, quando o usuário necessita de alguma informação específica, depois as compras, também vem mostrando um crescimento tanto na quantidade de pessoas comprando como os valores totais anuais das compras.

Abraços!

Fonte: Com informações da Telecom Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, obrigado!

Spacebusca Google

Pesquisa personalizada