domingo, 17 de janeiro de 2010

Marketing Pesquisa

Segurança Digital

Uma estudante acreditava que mantinha em segurança - guardados em uma conta de e-mail gratuita - dados pessoais, arquivos importantes e dezenas de contatos profissionais. Há dois meses, porém, a confiança caiu por terra. Ao tentar acessar sua conta no serviço Hotmail, ela foi surpreendida por um alerta que informava que ela não digitava a senha corretamente: portanto, não conseguiu realizar a operação. Imediatamente, buscou ajuda no site da Microsoft, que provê o serviço de correio eletrônico.

"Eles disseram que eu não conseguira provar que aquele endereço eletrônico do Hotmail era de fato meu", conta a estudante. "Perdi tudo o que tinha salvo ali. Estava participando de processos seletivos de trabalho e não pude saber a resposta. Perdi também muitos arquivos de trabalhos da faculdade - e eu não tinha backup." Daniele alega que digitou a senha correta - o Hotmail, porém, nega que tal falha seja possível em seu serviço.

Nesse ponto, o caso se resume a uma briga de versões. O problema, porém, é que Daniele havia desprezado uma medida preventiva que teria facilmente solucionado o problema: adicionar, a seu perfil no Hotmail, um endereço eletrônico secundário ou sua "resposta secreta" - réplica a perguntas-padrão de segurança dos serviços de e-mail (cor favorita, nome da primeira professora etc.). Qualquer das duas possibilitaria a reativação do e-mail. Mas a estudante não havia apresentado o endereço alternativo tampouco se lembrava da resposta secreta.

Além de falhas de memória, problemas semelhantes podem ser causados pela ação de hackers. Arquivos recebidos e inadvertidamente abertos por e-mail podem disparar programas que "roubam" a senha do usuário para sua posterior alteração pelos criminosos.

Na opinição de Marines Gomes, gerente de segurança da Microsoft do Brasil, problemas como o da estudante Daniele ocorrem porque os usuários, em geral, não levam em conta os cuidados que o mundo virtual exige. "As pessoas devem utilizar sempre um antivírus atualizado, por exemplo. Isso reduz riscos", diz.

Atendimento à distância - À parte o problema, muitos usuários reclamam do atendimento que os provedores de e-mails gratuitos oferecem nesses casos. O assistente de tesouraria Antônio Mateus diz que não recebeu nenhuma resposta do Gmail, serviço do gigante de buscas Google, após reclamar que sua conta teria sido apagada. "Perdi contatos de amigos, mensagens, fotos e vídeos. Eu estava desempregado, e minha caixa postal continha muitas mensagens de contatos profissionais, que poderiam resultar em novos trabalhos", conta. "Preenchi todos os formulários que o Google oferecia em seu site, tentei contato por e-mail e telefone, mas não obtive resposta", critica.

Por meio de sua assessoria de imprensa, o Google confirmou que o "suporte é inteiramente online, pois são milhões de usuários no Gmail gratuito". O site oferece ainda FAQ. O tratamento da Microsoft é idêntico: "Temos 45 milhões de usuários de Hotmail e dar assistência para todas as pessoas não é simples", diz Pedro Bojikian, gerente do Windows Live, serviço de redes sociais da Microsoft que engloba o Hotmail.

Dica - Para evitar riscos com sua conta de e-mail, é recomendável seguir as seguintes indicações:crie senhas com o maior número possível de caracteres: "Quanto mais números, letras e símbolos, melhor", diz Marines Gomes, da Microsoft;
Evite senhas óbvias, como data de aniversário ou nome do (a) namorado (a);
não padronize a senha, repetindo a sequência para acessar e-mails, contas de banco, sites de compras etc;
Não informe sua senha a ninguém, muito menos por e-mail;
troque a senha a cada três meses;
Mantenha um e-mail alternativo: em casos como o da estudante Daniele, o provedor enviará a senha esquecida para o endereço secundário;
Não clique em links de e-mails enviados por pessoas desconhecidas ou suspeitas;
Atualize sempre o antivírus e o sistema operacional do computador;
Faça o backup de seus e-mails regularmente


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