quinta-feira, 2 de abril de 2009

Estratégias de Marketing ousadas para estimular o consumo

Campanhas de Páscoa

Chocolates de todos os formatos, sabores e embalagens, aliados a descontos, pagamentos facilitados e prêmios em viagens e barras de ouro.

Ovos e coelhinhos de chocolate ao leite embrulhados em pape celofane, recheando unânimes as mãos de adultos e crianças, durante as doces comemorações de Páscoa. Lembra? Pois, foi-se o tempo. Agora, você pode comprar ovos quadrados e chocolate sabor laranja; abrir um ovo de Páscoa e surpreender-se com uma joia de grife; ou quem sabe comprar alguns quilos de chocolate e ganhar uma viagem.

Esses exemplos dão uma ideia da variedade de produtos e promoções desenvolvidos especialmente para os meses de março e abril, quando, no Brasil, o comércio enche-se de guloseimas e expectativas à espera da Páscoa. Para conquistar o consumidor rodeado de ofertas, lojas inovam na montagem de cestas e lembrancinhas, supermercados investem em ofertas e as fábricas de chocolate lançam novos formatos, sabores e estratégias de marketing cada vez mais ousadas.

As lojas do Grupo Pão de Açúcar, por exemplo, têm tetos coloridos de ovos dePáscoa pairando rente às cabeças dos clientes, desde a quartafeira de Cinzas, em fevereiro. Só de marcas exclusivas da empresa são 25 opções, que trazem entre as novidades chocolates com efeito “quente ou frio”. Logo após a mordida, o degustador sentirá uma refrescante ou ardida sensação na boca.

Quem investiu nas promoções como forma de marketing foram os hipermercados Extra - que também fazem parte do Grupo Pão de Açúcar. Através de anúncios na televisão aberta e em folders distribuídos pelas filiais, eles lançaram a campanha “Páscoa recheada de ofertas e viagens”, que vai sortear 200 viagens com direito a acompanhante, em parceria com a CVC. Os sorteados ainda poderão escolher entre os cinco destinos turísticos selecionados pela empresa. O pacotão de promoções inclui ainda descontos e facilidades de pagamento.Segundo nota da assessoria de imprensa do Grupo, é estimada a venda de 2 milhões de toneladas de chocolate, um número 15% maior que o registrado no mesmo período de 2007.

Em Recife o Carrefour está utilizando a seguinte estratégia na venda dos ovos de páscoa, pagamento em até 10 vezes utilizando o cartão Carrefour e o Bompreço, na compra de três ovos da mesma marca, o quarto é grátis.

Inovações
Diferentemente da “operação Páscoa” desenvolvida por grandes redes de supermercados, Carol Belchior, proprietária da fábrica e loja Carol Chocolates, optou por investir em embalagens, formatos e sabores divertidos e sofisticados para atrair a clientela. “O conceito que nós desenvolvemos para essa Páscoa associa o chocolate a objetos que se transformam em lembranças daquele momento”, afirma.

As inovações trazem combinações de recheios dos ovos de chocolates - que podem ser de nozes, damasco e frutas secas - em embalagens reutilizáveis como petisqueiras, portajoias, potes de porcelana e bombonieres de cristal. A peça que mais chama a atenção, no entanto, é o ovo de Páscoa que carrega uma joia H.Stern no interior. “Imagine a surpresa do presenteado ao encontrar a joia. Isso ficará marcado na memória”.

Promoção de ouro No Brasil, uma das estratégias de marketing mais ousadas foi desenvolvida pela agência Power4 para a Lacta, marca da empresa de alimentos Kraft Foods. Para ampliar a interação com o público e aumentar a venda dos produtos, a Power4 criou a promoção “Páscoa de Ouro Lacta”, que vai sortear meio milhão de reais em prêmios aos consumidores.

A promoção se dará através de duas mecânicas diferentes: o achou-ganhou das figurinhas, no valor de R$ 400; e sorteios via SMS, com prêmios de R$ 10 mil e cartões de consumo, no valor de R$ 1 mil. “Investimos na primeira grande promoção da história da Páscoa”, afirma Carlos Cortez, gerente de marketing da categoria de produtos da Kraft Foods.

Para ativar a promoção em seus pontos-de-venda, foram criadas 21 peças de merchandising e um site com jogos especiais e papéis de parede, que destacam o personagem Pascoal. “Em 2009, nossa estratégia foi a de agregar modernidade, interatividade, utilizar as licenças infantis, destacar a variedade da linha de produtos e o personagem Pascoal”, explica em nota o sócio-diretor da Power4, Ronaldo Marques.

Fonte: O povo online

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, obrigado!

Spacebusca Google

Pesquisa personalizada