domingo, 17 de maio de 2009

Governo Lula já gastou R$ 6,3 bilhões em propaganda


A Presidência da República divulgou nesta semana os números oficiais referentes às despesas com propaganda estatal federal de 2003 a 2008. De acordo com os dados, o governo Lula já gastou o equivalente a R$ 6,3 bilhões no período.
Entre 2007 e 2008, não foram observadas grandes alterações, principalmente porque algumas restrições legais fazem com que o governo diminua os investimentos em publicidade em anos pares. Com valores parecidos no período, os gastos ficaram em torno de R$ 1.027 bi.
Já os valores mais altos foram registrados nos anos de 2005 e 2006, quando o mensalão 'dominava' todos os noticiários do país e era necessário melhorar a imagem do presidente e do seu governo.
Na disputa entre os meios de comunicação, a TV continua na liderança com 60% das verbas publicitárias federais. Apesar de ainda receberem o menor percentual de investimentos, as publicidades na internet dobraram de tamanho desde o início da gestão Lula, passando de 1% em 2003, para 2,6 no ano passado.
Nos meios impressos, os jornais tiveram um aumento na participação, chegando a 13,1% no último ano, contra os 10,3% registrados em 2003. Com 11,4% no início da 'era Lula', as revistas sofreram uma redução no seu percentual, ficando com 7,9% das verbas.
Entretanto, como os valores não incluem gastos com patrocínio, que chegam a aproximadamente R$ 1 bilhão por ano, não é possível saber exatamente quando o governo gasta com publicidade. Os valores se referem apenas a administração pública federal direta e indireta, o que inclui empresas como Petrobras, Banco do Brasil e outras estatais.
Fonte: Redação Adnews
Abraços

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