terça-feira, 5 de maio de 2009

As marcas mais valiosas do mundo

Pesquisa anual Brandz, realizada pela consultoria britânica Millward Brown, que relaciona as cem marcas mais valiosas globalmente, apontou que aquelas ligadas às fabricantes de automóveis perderam 22% de seu valor em um ano.

A edição 2009, a quarta realizada, apontou dentre as cem marcas a Toyota como a primeira do setor no ranking, na décima-quarta posição geral, com baixa de 15% frente ao resultado da pesquisa anterior – para a consultoria a marca Toyota vale hoje US$ 29,9 bilhões.

Curiosamente a marca de cigarros Marlboro, automaticamente associada a um produto teoricamente cancerígeno e, portanto, desagradável ao consumidor em geral, aparece quatro posições acima da Toyota, em décimo. Para o estudo Marlboro vale quase US$ 20 bilhões a mais do que Toyota.

Na seqüência do ranking aparecem BMW, 18ª posição no geral, Porsche em 35ª, Mercedes-Benz em 40ª, Honda em 50ª, Nissan em 67ª e só. Isoladamente o ranking do setor automotivo apresenta, na ordem das dez primeiras posições, Toyota, BMW, Porsche, Mercedes-Benz, Honda, Nissan, Ford, Volkswagen, Lexus e Chevrolet – esta com a maior queda dentre todas, 60% e valor atual de US$ 4,3 bilhões. Não por coincidência a segunda maior queda foi da Ford, 46%, e valor atualizado de US$ 5,9 bi.

O líder geral do ranking é o Google, seguido por Microsoft e Coca-Cola. A única marca brasileira no ranking é Bradesco, 98ª colocação.

O estudo aponta ainda que marcas ligadas ao mundo do automóvel perderam espaço para outras de segmentos que passaram a interessar mais o consumidor – ou a registrar melhor imagem. Estrearam no ranking das cem mais valiosas este ano, por exemplo, Nintendo, Red Bull, Visa e Pampers. Outras, como Blackberry, Amazon e AT&T valorizaram-se.

Para ver a matéria completa sobre o ranking acesse

Fonte: Boletim Auto data

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, obrigado!

Spacebusca Google

Pesquisa personalizada