A edição 2009, a quarta realizada, apontou dentre as cem marcas a Toyota como a primeira do setor no ranking, na décima-quarta posição geral, com baixa de 15% frente ao resultado da pesquisa anterior – para a consultoria a marca Toyota vale hoje US$ 29,9 bilhões.
Curiosamente a marca de cigarros Marlboro, automaticamente associada a um produto teoricamente cancerígeno e, portanto, desagradável ao consumidor em geral, aparece quatro posições acima da Toyota, em décimo. Para o estudo Marlboro vale quase US$ 20 bilhões a mais do que Toyota.
Na seqüência do ranking aparecem BMW, 18ª posição no geral, Porsche em 35ª, Mercedes-Benz em 40ª, Honda em 50ª, Nissan em 67ª e só. Isoladamente o ranking do setor automotivo apresenta, na ordem das dez primeiras posições, Toyota, BMW, Porsche, Mercedes-Benz, Honda, Nissan, Ford, Volkswagen, Lexus e Chevrolet – esta com a maior queda dentre todas, 60% e valor atual de US$ 4,3 bilhões. Não por coincidência a segunda maior queda foi da Ford, 46%, e valor atualizado de US$ 5,9 bi.
O líder geral do ranking é o Google, seguido por Microsoft e Coca-Cola. A única marca brasileira no ranking é Bradesco, 98ª colocação.
O estudo aponta ainda que marcas ligadas ao mundo do automóvel perderam espaço para outras de segmentos que passaram a interessar mais o consumidor – ou a registrar melhor imagem. Estrearam no ranking das cem mais valiosas este ano, por exemplo, Nintendo, Red Bull, Visa e Pampers. Outras, como Blackberry, Amazon e AT&T valorizaram-se.
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Fonte: Boletim Auto data
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