sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Marketing Promoção

Carnaval dita ações de Marketing

Grupo Schincariol lança produto e marcas oferecem experiência durante o evento

O país está em festa. É carnaval no Brasil e as marcas começam a colocar seus “blocos” nas ruas e avenidas das cidades e sambódromos mais famosos. Vincular a marca a um evento deste porte pode não trazer um resultado expressivo em vendas num primeiro momento, mas a lembrança da marca é o que todos perseguem nesta festa. Para se ter uma noção do que vem por aí, só a Nova, agência da Caco de Telha, será responsável pela ativação de seis marcas multinacionais durante o carnaval de Salvador.

Este acontecimento que é o carnaval dita ações de relacionamento e também promoções relevantes para o período, como passagens aéreas, por exemplo. O universo que envolve o carnaval é lúdico, propício para novidades e é nesse clima que a Schincariol aproveitou para lançar a cerveja Devassa Bem Loura, que promete balançar o mercado cervejeiro.

Uma das ações de relacionamentos será feita pela L’Oréal Paris, que oferecerá para os convidados do camarote da Brahma – patrocinado pela marca há quatro anos – maquiagem feita por profissionais e brindes com produtos para proteção solar. Enquanto isso, a Suvinil será a primeira tinta não industrial a pintar a Passarela do Samba, na Praça da Apoteose, no Rio de Janeiro, assim como as paredes da Cidade do Samba.

 Devassa no carnaval
Noventa dias foi o tempo suficiente para o Grupo Schincariol lançar a Devassa Bem Loura. Detentor da marca Devassa, o Grupo lançou ontem, no Rio de Janeiro, a cerveja que chega ao mercado para disputar com as líderes no mainstream. O investimento da companhia nesta nova marca, segundo Adriano Schincariol, presidente do Grupo Schincariol, é o maior desde a famosa campanha “Experimenta”, feita para a Nova Schin em 2003.

A Devassa Bem Loura contou com um teaser na TV antes de seu lançamento e também chamou a atenção dos internautas no Twitter. O produto já está disponível no varejo em embalagens de lata e garrafa, além do chopp. O foco da distribuição será inicialmente na região Sudeste, onde haverá equipes de vendas exclusivas para a nova marca.

Para destacar as características do produto como ousadia, irreverência e sensualidade, o Grupo Schin fechou contrato com a socialite Paris Hilton. Todo este conceito estará presente nos pontos-de-venda, por meio de peças que levarão o slogan “Devassa, Bem devassa”. “O ponto-de-venda terá comunicação pertinente à marca com merchandising, geladeira diferenciada e até um sapato PinUp (material usado para destacar o produto no varejo)”, diz Luiz Cláudio Taya de Araújo, Diretor de Marketing do Grupo Schincariol, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Pintando o carnaval
A Suvinil cai na folia de forma diferente das outras marcas. A marca da Basf não usará fantasia nem máscaras, mas dará o tom de cor ideal para a festa dos cariocas na Passarela e na Cidade do Samba, no Rio de Janeiro. “Usaremos 25 mil litros de tinta e este teste servirá para validar o produto e sua resistência, além de aproximar a marca de um público diversificado”, acredita Mirian Zanchetta, Gerente de Marketing da Basf.

Neste carnaval não faltará serviços disponíveis no Sambódromo. Até estúdio de maquiagem as mulheres poderão encontrar. “Levamos maquiadores para os convidados do camarote experimentarem e este ano divulgaremos pela primeira vez a categoria de protetores solares. Por isso serão distribuídos cerca de cinco mil protetores solares”, diz Bianca Pi, gerente de produtos de coloração da L’Oréal Paris, em entrevista ao Mundo do Marketing.

A outro objetivo da marca neste carnaval é manter a parceria com clientes e, por isso, separa convites que serão distribuídos pela área comercial da companhia. “A combinação de tecnologia aliado às celebridades fazem muito sucesso porque aproxima ainda mais o público da marca”, conta Bianca.

Marcas escolhem Salvador
A ativação feita pela agência Nova será construída através de ações de sampling, distribuição de produtos e brindes dependendo do conceito que a marca quer passar para o público. “Salvador é uma das maiores arenas para ativação de marca porque ela será exibida para um público muito grande, em um ambiente propício para o contato visual e experiência com a marca. Neste ambiente lúdico há segmentos de consumidores com interesses distintos”, aponta Alexandre Sangalo, Diretor de Marketing do Caco de Telha e sócio da Nova, em entrevista ao site.

O primo da cantora Ivete Sangalo fechou parceria com o YouTube para oferecer via web a cobertura do carnaval da cidade de Salvador. O projeto contará com a colaboração dos internautas e promete mostrar um ponto de vista diferente do comum. Para a Viajanet, comum é planejar ações e promoções para o carnaval com meses de antecedência. Tanto é que a empresa já estava de olho nas vendas de passagens aéreas para o carnaval no final de 2009. O resultado foi o acesso de mais de 600 mil internautas em janeiro no site.

Além disso, os pacotes para Porto Seguro com oito dias e sete noites por R$ 900,00 foi um grande atrativo. Sem falar da promoção que dá duas hospedagens grátis em Roma por US$ 895,00. “Criamos um hotsite direcionado para produtos que tem a ver com o que o internauta procura. Procuramos estar presente onde ele procura”, ressalta Alex Todres, sócio do ViajaNet. Desta forma, o e-commerce de passagens aéreas oferece uma ferramenta para quem não está acostumado a comprar estes serviços, como a classe C, por exemplo. Com este buscador, o sistema entende o que está sendo buscado.

 Carnaval digital e sustentável
A Giulliana Flores oferece aos foliões kits tematizados com cervejas, serpentina e máscara. “Estamos investindo em ações de e-mail marketing e redes sociais para atingir mais de 300 mil pessoas, mas não esperamos aumentar as vendas primeiramente, e sim criar um relacionamento”, planeja Juliano Souza, Gerente de Marketing da empresa.

Por outro lado, Coca-Cola Brasil aposta na sustentabilidade no Sambódromo este ano, com o tema reciclagem. Em seu camarote, a empresa usará um projeto feito de materiais ecologicamente corretos como pufes e camisetas feitas de PET, reutilização da lona do outdoor do ano passado, e madeira certificada e reciclada. Já o Grupo Pão de Açúcar ativará as marcas Extra e Cartão Extra com patrocínio ao Galo da Madrugada, tradicional bloco em Pernambuco, sendo expostas no trio elétrico, no camarote oficial e nos carros de apoio.

A Brahma também está se relacionando com seus consumidores por meio de uma promoção para quem comprar a embalagem com 12 latas de cerveja. O consumidor ganha um CD com o samba enredo da Acadêmicos da Grande Rio, escola que homenageará os 20 anos do Camarote da Brahma. Este espaço é um dos mais procurados e tradicionais do carnaval carioca.

 Veja outras ações feitas para o carnaval

:: O Camarote Skol Folia, em Salvador, fechou parceria com o restaurante Outback Steakhouse para oferecer comida autraliana aos conviidados durante os intervalos das atrações com um cardápio variado.

:: As lojas Extra oferecem a campanha Carnaval Som e Imagem até dia 16 de fevereiro, com promoções especiais de TVs, DVDs, som automotivo, microsystem, câmeras e aparelhos de home theather.

:: A Accor Hospitality, braço hoteleiro do grupo Accor, fará uma ação de marketing durante o Carnaval de Salvador por meio de seu programa de fidelidade A|Club. Entre 12 e 16 de fevereiro, os foliões convidados ao camarote “Expresso 2222” ganharão um cartão A|Club no status Platinum com direito a upgrades de apartamento, late check-out grátis, Welcome-gift, Welcome-drink e garantia de disponibilidade de reservas.

:: O Ponto Frio criou o concurso cultural "Ponto Frio Te Leva à Sapucaí", que premiará clientes com ingressos para o desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial, no Sambódromo. Para ganhar, é preciso responder à pergunta "O que é um Carnaval de ofertas para você?". As 60 melhores frases ganharão um par de convites para assistir ao desfile.

:: A Skol lançou oito milhões de latas em sete versões com o slogan "A Maratona Mais Redonda do Carnaval" para as festas da Bahia, Recife e Olinda. As latas trazem o logo "motorista da rodada".

:: A Tim oferece aos foliões do Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Recife o aplicativo Carnaval TIM, com dicas e informações sobre o carnaval 2010. O aplicativo terá mapa com os principais blocos de rua de cada cidade com datas e locais dos eventos, informações de ensaios e desfiles, apuração dos resultados das Escolas de Samba, locais de saída dos blocos de rua e notícias atualizadas durante o carnaval. O serviço está disponível para quem tem celulares com a plataforma Android ou iPhone/iPod Touch.

:: A cerveja Itaipava e o energético TNT patrocinarão as Escolas de Samba e Blocos do Guarujá nesse carnaval. A Itaipava patrocinará todas as Escolas de Samba da Cidade enquanto os blocos terão patrocínio da TNT Energy Drink em conjunto com a Itaipava.

:: A Abril Digital lança um mobile site com as novidades do Carnaval 2010. Enviando um SMS com a palavra CARNA para o número 22745, os usuários recebem o link do hotsite e lá eles terão acesso às notícias e imagens do carnaval do Rio de Janeiro, São Paulo e da Bahia, além de poder fazer downloads de wallpapers e vídeos das musas e rainhas das escolas de samba fotografadas por Playboy e VIP.

:: A Sagatiba estará no bar do Expresso 2222 em Salvador e Ondina, onde os convidados terão open bar exclusivo com diferentes drinques todos os dias, de sexta até terça. Os internautas também curtirão o carnaval com a Sagatiba participando dos concursos nas mídias sociais. A marca está com duas promoções no Twitter. A ação dará ao ganhador ingressos para os camarotes além de passagens aéreas e hospedagem.

:: Os clientes do Shopping Pátio Higienópolis poderão levar seus cachorros para o carnaval. O "Cãocurso de fantasias" acontece dia 15 de fevereiro, com desfile de fantasias no palco montado no Piso Veiga Filho. Serão eleitas as melhores caracterizações nas categorias Originalidade, Beleza, Criatividade e Animação.

As empresas e suas marcas/produtos devem estar onde seus potenciais consumidores poderão sentir a necessidade de consumir seus produtos, e ou serviços.

Abraços e bom carnaval para estas empresas!

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