sábado, 25 de dezembro de 2010

Marketing Estratégico

O serviço de telefonia e vídeo via Internet Skype caiu em todo o mundo na quarta-feira, evidenciando um dos pontos fracos da ferramenta gratuita de comunicação online.

O Skype, parcialmente controlado pelo grupo de varejo online eBay, anunciou que alguns usuários estavam enfrentando problemas para se conectar. Usuários nos Estados Unidos, Ásia e Europa se queixaram da queda no Twitter.

Em sua página no Twitter, a companhia criada sete anos atrás pediu desculpas pela paralisação e informou que estava investigando o motivo. Por volta das 6h30 (horário de Brasília), o Skype informou que o serviço estava voltando ao normal mas que talvez demorasse algumas horas para que todos os usuários voltassem a ter acesso.

A queda ocorrida apenas alguns dias antes dos feriados natalinos, marca o mais recente revés para a reputação do serviço.

Desconexões de telefonemas e baixa qualidade de serviço vêm há muito sendo vistos como pontos fracos do Skype, que oferece serviços gratuitos de voz e vídeo entre usuários, bem como ligações de baixo custo para linhas de telefonia fixa. A empresa contava com 124 milhões de usuários em outubro. A última grande pane do serviço ocorreu em agosto de 2007, depois de uma atualização rotineira de software.

Muitos consumidores vêm hesitando em abandonar seus telefones fixos e depender exclusivamente do Skype devido em parte a questões sobre a confiabilidade da tecnologia. Essas preocupações, acompanhadas por outras dúvidas quanto à segurança online dos serviços da companhia, retardaram a expansão do Skype no mercado empresarial.

Agora, o grupo enfrenta concorrência de rivais online, como o Google, que permite que seus usuários façam telefonemas usando suas contas do Gmail, bem como de ferramentas sofisticadas de videoconferência tais como o sistema "umi", da Cisco Systems.

O Skype planeja levantar 1 bilhão de dólares em capital por meio de uma oferta pública inicial de ações, disseram fontes próximas do assunto à Reuters, no mês passado. Uma delas afirmou que a abertura de capital deve acontecer no ano que vem.

O Skype foi criado em 2003 e adquirido em 2005 pelo eBay, por 3,1 bilhões de dólares.

Em novembro, o eBay vendeu participação majoritária a um grupo de investidores que inclui Silver Lake, Canada Pension Plan Investment Board e Andreessen Horowitz, por 1,9 bilhão de dólares em dinheiro e 125 milhões de dólares em títulos. O eBay reteve uma participação de 30 por cento.

Ritsuko Ando, da Reuters

Estes sites gratuitos iniciam suas atividades na internet e nem imaginam o tamanho que isto pode se tornar, e muitas vezes as pessoas que estão administrando estes sites não estão preparados para este rápido crescimento do número de usuários dos respectivos. Planejamento, Business plan, para isso que serve estas ferramentas, estar preparado para o futuro.

Abraços



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, obrigado!

Spacebusca Google

Pesquisa personalizada