domingo, 28 de junho de 2009

Novos pontos de contatos com o consumidor

O seminário realizado pelo Mundo do Marketing, teve a presença de Elza Duque Estrada da DIAGEO (Case Johnnie Walker Red Label) e Gustavo Reis da Wunderman (Case Tecnisa) falando sobre novas formas de atingir o consumidor. Uma coisa que podemos definir logo de cara é que o consumidor não é mais o mesmo e a forma de chegar até ele também mudou completamente. As mídias continuam sendo as mesmas, mas as formas de utilizá-las mudou bastante. Gustavo citou um exemplo simples em que se você imaginar uma pessoa ouvindo rádio, rapidamente vem na memória um senhor sentado em casa na janela com um radinho do lado tentando a melhor sintonização jogando sua antena para lá e para cá. Hoje, se percebermos, a pessoa ouvindo rádio está esperando o ônibus no ponto e utilizando seu celular para ouvir as informações.

Outro exemplo citado por Gustavo foi uma aluna que estava na aula utilizando-se de seu celular blackberry para enviar a aula através do twitter para uma amiga que não pôde estar presente. Vale lembrar que sempre que entramos em alguma sala de aula ou palestra, é conveniente desligar o celular ou sair do ambiente para atendê-lo. E agora? Como passa a funcionar isso?

Elza também nos mostrou que para atingir o consumidor é importante trabalhar sua parte sentimental. Como disse Elza, o consumidor espera coisas inovadoras e criativas, mas precisam de alguma coisa com uma carga sentimental forte. Até porque, se pararmos para pensar, é necessário procurar formas de se destacar no meio de uma poluição de informações que são jogadas através de revistas, outdoors e banners na web. Como fazer para chamar a atenção de forma criativa e direta, porém preso a um conceito sobre uma marca? Precisamos botar a cabeça pra funcionar.

Engraçado que em ambas as palestras, os dois chegaram a uma conclusão. A resposta do usuário torna-se altamente necessária. Aliás, obrigatória. Pois o próprio consumidor dirá para onde a empresa irá se direcionar unindo isso ao seu conceito de sua marca. Um termo utilizado no livro Google Marketing é a Encontrabilidade. Melhor explicando, hoje o consumidor que vem ao nosso encontro e não nós que os encontramos. Aí fica a pergunta. Como estar disponível para esse usuário que pode a qualquer momento te procurar às 02:35h da madrugada?

Abraços!

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