Da Agência Sebrae de Notícias
A Cooperativa das Artes criou, no Sertão do Cariri (PB), estratégias inovadoras para vender seus produtos. O grupo é composto por 160 artesãos de quatro municípios e produz peças artesanais identificadas sob uma marca forte: Retalhos do Cariri. Para escoar os produtos, os artífices criaram uma loja na capital do estado, João Pessoa, e também tática inovadora em marketing: compra mínima de produtos.
“Esperamos que os empresários assinem termo de responsabilidade social com a Retalhos do Cariri se comprometendo com a compra mínima de peças. Esse é o diferencial competitivo”, explica Valdeir Ventura, responsável do Sebrae Paraíba pelo projeto de apoio a incubadoras de empresas tradicionais e de base tecnológica e empreendimentos solidários.
Os artesãos utilizam sua própria história de vida para conquistar a assinatura do termo. Segundo o consultor do Sebrae, o objetivo é que os compradores tenham “consciência que estão ajudando os artesãos do semi-árido paraibano a produzirem com qualidade e ainda contribuindo para que essas pessoas evitem o processo de migração para o centro-sul do país.”
A presidente da Cooperativa, Andréia Alcântara, conta como a inovação em marketing funciona. “Mostramos as peças, os compradores as acham bonitas. Mas quando contamos a nossa história, eles têm vontade de levar o artesanato na hora. Acho que é vender a história!”
A franquia social Retalhos do Cariri fabrica peças únicas e premiadas em feiras nacionais: artesanato mineral, couros e calçados, tapetes e redes. Designers ajudaram os artesãos a trabalhar os produtos. A loja em João Pessoa capta e fideliza compradores dos produtos da marca. Os consumidores também podem financiar a compra por meio de parceria com o Banco Nordeste.
As empresas, a cada dia, estão utilizando a emoção para comercialização de seus produtos e serviços, e este exemplo dos artesãos da PB demonstra muito bem isso, de forma verdadeira.
Abraços!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, obrigado!