O objetivo do acordo é transformar "Pelé" num império de marca em vez de simplesmente ser associado à empresas e produtos já estabelecidos no mercado.
Entre as várias tentativas de Pelé de faturar no mundo dos negócios que não renderam o esperado estão a falência de sua construtora e de sua empresa de marketing esportivo, que quebrou em meio a um escândalo financeiro. Além disso, o ex-jogador de futebol fechou contratos publicitários com uma linha de produtos da Puma que também não deram certo.
O artigo do WSJ atribui os insucessos do rei à sua idade, pois o ex-atleta nasceu em uma época que as ferramentas modernas de marketing ainda não existiam. Para se ter uma idéia, o maior contrato da história da carreira de Pelé foi de 4,5 milhões de dólares ao ano, quando o ex-jogador foi jogador no Cosmos de Nova York, em 1975. Em comparação com o jogador de futebol mais bem pago dos dias atuais, David Beckham recebeu a quantia de 45 milhões de dólares no ano passado, incluindo seu salário e contratos publicitários.
Simon Skirrow, o fundador da Nomis, disse que com Pelé, a empresa viu uma oportunidade de erguer seu produto em torno de alguém que representa as qualidades de autenticidade e desempenho em primeiro lugar. Ainda segundo WSJ, fontes afirmaram que Pelé receberá uma participação das vendas em vez de comissão de licenciamento.
A agência IMG é a mais nova parceira de marketing esportivo de Pelé e está tentando alavancar a imagem do astro. Bruno Maglione, vice-presidente da agência, afirmou acreditar no alto potencial de marketing do Pelé, apesar de sua idade.
Um bom exemplo da utilização de formadores de opiniões para lançamento de produto.
Abraços!
Fonte: Portal exame
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