terça-feira, 17 de março de 2009

Orkut fecha maior comunidade de troca de músicas



Segunda-feira (16/3/09), o Orkut perdeu sua maior comunidade para troca de músicas na rede. Criada em 2005, a 'Discografias' abrigava mais 900 mil usuários cadastrados.

Por meio de fóruns, os internautas podiam compartilhar links com álbuns inteiros sem nenhum custo, transformando a comunidade em uma das principais plataformas para quem buscava esses conteúdos.

O fim da 'Discografias foi anunciado no domingo (15). A nota publicada pelo moderadores no Orkut afirma que a decisão foi tomada por conta de ameaças feitas pela APCM (Associação Antipirataria de Cinema e Música).

No entanto, não informação sobre quais teriam sido as ameaças. "Informamos a todos os membros da comunidade 'Discografias' que encerramos as atividades devido às ameaças que estamos sofrendo da APCM [Associação Antipirataria Cinema e Música] e outros orgãos de defesa dos direitos autorais", diz a nota reproduzida pela Folha Online.

A APCM já havia se declarado contra a comunidade no ano passado. Em declaração à Folha Online, o coordenador antipirataria da associação, Edner Bastos, disse que ninguém tinha mais arquivos que violavam os direitos autorais do que a comunidade.

Na época, os moderadores se defenderam alegando que artistas e bandas declararam que não fariam sucesso se não fosse a internet. "Não é com o fechamento desta comunidade e outras equivalentes que as gravadoras irão aumentar seus lucros", afirmaram no comunicado de despedida.

Na verdade as gravadoras ganharam muito dinheiro antes do fenômeno internet e agora terão de se adequar a nova realidade e vender os cd´s e dvd´s a preços mais baixos para competir com a pirataria. Hoje podemos citar alguns exemplos de músicos que estão se adequando a esta realidade, Prince banca a gravação de seus cd´s e distribui para seu público alvo como se fosse um cartão de visita, o que ele realmente vende agora são seus shows, outros estão vendendo suas músicas em pen drive, e outros estão divulgando seus clipes caseiros no you tube. Basta ter criatividade. Fácil?!

Abraços!

Com informações da Folha Online

Redação Adnews

Um comentário:

  1. Os músicos precisam de adequar a nova realidade e utilizar a tecnologia disponível para comercializar suas músicas de forma criativa e não ficar arrumando confusão com seus consumidores. O que já vem ocorrendo é que as musicas estão sendo divulgadas gratuitamente e os shows o "ganha pão" dos músicos. Espero que os músicos façam bom uso da internet. Muito bom este blog.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, obrigado!

Spacebusca Google

Pesquisa personalizada