Também como coordenador de um código de autorregulamentação para o setor de email marketing, que está prestes a ser aprovado por empresas e entidades do setor, Sabini ressaltou que toda a base da elaboração de uma campanha, tanto criativa como tecnológica, tem que estar dentro das boas práticas para a geração de resultados positivos e relevantes.
“O email marketing é uma ferramenta de relacionamento entre a empresa e seu cliente e, além de aproximação, possibilita conhecimento sobre o comportamento e perfil dos consumidores. Por isso, é preciso respeitar regras para que as ações não sejam invasivas e resultem no distanciamento dos clientes ao invés de aproximá-los”, avalia o CEO.
O CEO discorreu sobre as etapas para aplicação das boas práticas no envio e gerenciamento de emails e ressaltou que na era Web 2.0, é preciso aplicar mais interatividade nas campanhas de email marketing, pois os resultados de visibilidade servem para interpretar os desejos do destinatário.
Além dos aspectos éticos, o especialista apontou tendências como a leitura do email marketing através dos smartphones, além do avanço do advertising nos envios de newsletters, onde cada destinatário receberá a mensagem com ações publicitárias (banners), de acordo com seu perfil comportamental.
A palestra ainda abordou o forte crescimento da participação do email marketing no mix de comunicação das empresas. Segundo a Datafolha, 53% do público interagem na web, por email, vindo em seguida os comunicadores instantâneos, que respondem com 52%.
As empresas precisam tomar muito cuidado na utilização desta forma de propaganda para não bombardear os consumidores de comunicação, causando assim uma visão negativa da empresa.
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