quinta-feira, 19 de março de 2009

Boas práticas de email marketing alavancam ações de Web 2.0

Durante o Web Expo Forum, Walter Sabini Junior, CEO da agência Virid Interatividade Digital, reuniu cerca de 100 pessoas na apresentação do workshop ‘Como criar um email marketing de resultados’. Como especialista no setor de marketing digital, especificamente para email marketing, o executivo iniciou sua palestra enfatizando a ética para o desenvolvimento e divulgação de campanhas com a ferramenta na era Web 2.0.

Também como coordenador de um código de autorregulamentação para o setor de email marketing, que está prestes a ser aprovado por empresas e entidades do setor, Sabini ressaltou que toda a base da elaboração de uma campanha, tanto criativa como tecnológica, tem que estar dentro das boas práticas para a geração de resultados positivos e relevantes.

“O email marketing é uma ferramenta de relacionamento entre a empresa e seu cliente e, além de aproximação, possibilita conhecimento sobre o comportamento e perfil dos consumidores. Por isso, é preciso respeitar regras para que as ações não sejam invasivas e resultem no distanciamento dos clientes ao invés de aproximá-los”, avalia o CEO.

O CEO discorreu sobre as etapas para aplicação das boas práticas no envio e gerenciamento de emails e ressaltou que na era Web 2.0, é preciso aplicar mais interatividade nas campanhas de email marketing, pois os resultados de visibilidade servem para interpretar os desejos do destinatário.

Além dos aspectos éticos, o especialista apontou tendências como a leitura do email marketing através dos smartphones, além do avanço do advertising nos envios de newsletters, onde cada destinatário receberá a mensagem com ações publicitárias (banners), de acordo com seu perfil comportamental.

A palestra ainda abordou o forte crescimento da participação do email marketing no mix de comunicação das empresas. Segundo a Datafolha, 53% do público interagem na web, por email, vindo em seguida os comunicadores instantâneos, que respondem com 52%.

Um comentário:

  1. As empresas precisam tomar muito cuidado na utilização desta forma de propaganda para não bombardear os consumidores de comunicação, causando assim uma visão negativa da empresa.

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